quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estimulantes





Um estimulante (do latim stimulare) ou psicoestimulante ou psicotônico é, em geral, uma droga que aumenta os níveis de atividades motoras e cognitivas, reforça a vigília, o estado de alerta e a atenção, e , algumas vezes, tem potencial euforizante. Seu efeito é considerado como semelhante à adrenalina na atividade motora, daí a denominação de adrenérgico, contudo, esse não é o únioco mecanismo de ativação metabólica do organismo.






Inicialmente, o homem descobriu os estimulantes naturais, distribuídos em diferentes espécies de vegetais, denominados ccomo tônicos em fitoterapia. O uso dos estimulantes está arraigado em muitas culturas desde a antiguidade.






A partir do século XIX, se somaram a esta classe farmacológica as moléculas isoladas de substratos vegetais, fundamentalmente alcalóides. Mais tarde, surgiram outros como produto exclusivo de resções químicas como variantes sintéticos.






Os estimulantes afetam a escola, o trabalho, a vida diária e social?



Sim! A pessoa fica tão inquieta e agitada que torna-se difícil prestar atenção. Além do mais as anfetaminas fazem com que o organismo reaja acima das suas capacidades exercendo esforços escessivos e, ao parar de tomar, a pessoa sente uma grande falta de energia (astenia) ficando bastante deprimida, o que também é prejudicial, pois não consegue nem realizar as tarefas que narmalmente fazia antes do uso dessas drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário