quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Egito 2011, Conflitos e Manifestações, Motivos e Protestos, Atualidades

Atualmente vem acontecendo uma série de Manifestações e Protestos no Egito, os conflitos entre povo e autoridades são contra o governo do presidente Hosni Mubarak, que está em uma Ditadura há 30 anos no poder.
As manifestações no Egito foram convocadas pela Internet sob o nome de “Dia da Ira”, sendo que as redes sociais vinham sendo uma das principais fontes de informação para o mundo exterior.
O conflito no Egito parece até repetir o que aconteceu há duas semanas na Tunísia (outro país árabe do norte da África), onde uma rebelião popular derrubou o presidente Zine al Abidine Ben Ali, após 23 anos no poder. Além disso, está repercutindo em outros países, onde manifestantes também têm se insurgido contra o governo, como no Iêmen e no Gabão.
Os motivos para as Manifestações são que os egípcios se queixam dos altos índices de desemprego, do autoritarismo do governo, dos níveis elevados de corrupção, da violência policial, leis de estado de exceção, o desejo de aumentar o salário mínimo, falta de moradia, inflação, falta de liberdade de expressão e más condições de vida. Sendo o principal objetivo dos protestos  derrubar o regime do presidente Hosni Mubarak.
Um funcionário do governo norte-americano afirmou que os protestos são ‘uma grande oportunidade’ para que Mubarak, um dos principais aliados dos EUA na região, promova reformas políticas.
Egito 2011, Conflitos e Manifestações, Motivos e Protestos, Atualidades protestos conflitos Egito cairo 300x213
Atualidades no Egito, Confira como aconteceram os Protestos e Manifestações no país:
Novembro de 2010– A Irmandade Muçulmana não conquista nenhum assento nas eleições parlamentares; seguem-se protestos por supostas fraudes nas eleições
Janeiro de 2011 – 21 pessoas morrem durante uma explosão num igreja de cristãos copta em Alexandria, reacendendo tensões religiosas no país
25 de janeiro - “Dia da Revolta”  em várias cidades do Egito, incluindo Cairo, Alexandria, Suez e Ismaília. Milhares protestaram em Cairo, com mais de 15 mil pessoas ocupando a Praça Tahrir.
28 de janeiro – Egito amanhece sem Internet e serviços de telefone celular, este foi o quarto dia de protestos. Segundo relatos de moradores do país, a internet foi cortada minutos depois da agência de notícias Associated Press ter publicado um vídeo no qual um manifestante é baleado durante os protestos.
29 de janeiro – Após dias de intensos protestos contra o governo, Mubarak declara toque de recolher e o Exército vai para as ruas.
30 de janeiro- desafiando o toque de recolher, o diplomata e ganhador do Nobel da Paz Mohamed ElBaradei juntou-se à multidão, dando força aos protestos e discursando contra o presidente Mubarak.
31 de janeiro - Os manifestantes convocam uma greve geral no país por tempo indeterminado. O presidente Mubarak anuncia uma troca de ministros, numa tentativa de contornar a crise. O aeroporto de Cairo vive um dia de caos, com estrangeiros tentando sair do país.
* As Eleições para Presidente do País serão em Setembro de 2011, há indícios de que o atual presidente procura se reeleger ou indicar seu filho como sucessor do governo.
Egito 2011, Conflitos e Manifestações, Motivos e Protestos, Atualidades protestos Cairo Egitos policia 300x225

Nenhum comentário:

Postar um comentário