quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O "Peso" demográfico da China

Com população em torno de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. A contentação do crescimento demográfico foi uma das maiores preocupações do governo chinês nas últimas décadas.

Desde o ínicio da década de 1970, quando o crescimento natural da população chinesa estava em torno de 2,7% ao ano, o governo vem exercendo rígido controle da natalidade no país, pondo em prática a chamada "política de filho único".As famílias que tinham um segundo filho passaram a sofrer medidas punitivas, como a perda de certos benefícios sociais, o pagamento de multas e até mesmo a perda do emprego.

Além disso, o controle da natalidade vem sendo efetuado por meio da divulgação de métodos contraceptivos, como a liberação do uso de pílulas anticoncepcionais, e também pela imposição de algumas medidas mais drásticas, como oa esterelização forçada da população, sobretudo dos casais que já tiveram filho.

Como resultado dessa política antinatalista, a taxa de crescimento demográfico na China recuou para 0,5% ao ano, oque, de acordo com o governo chinês, impediu o acréscimo de centenas de milhões de habitantes nas últimas três décadas.

Fonte:Livro de Geografia espaço e vivência: o espaço geográfico mundial, 8º ano/Levon Boligian... [et al.] - 3. ed.reform.-São Paulo.

Um comentário:

  1. esse texto é do livro geografia espaço e vivencia do 8º ano. isso é plagio report

    ResponderExcluir